Depois que entregamos o equipamento de canais de TV da operadora e ficamos somente com o modem para internet banda larga, começamos a sentir falta de um relógio pois por habito era só passar na sala e ver a hora.
Lembrei que estava garimpando em uma loja de usados, partes e pedaços de equipamentos quando encontrei este display fixado à uma placa com componentes de um relógio digital e os fios cortados. Como o preço foi bom pensei que valia o risco de estar ok e trouxe para casa. Ficou guardado e agora apareceu um uso.
Procurei informações na internet pelo código do CI, o TMS1944NL2 e não achei nada relevante. É um CI da Texas de uma série dos anos 80, quando explodiu o uso de radio-relógios digitais com LED pois todo queria ter um na cabeçeira da cama. Pela data do capacitor, era um dos primeiros.
Durante as buscas apareceu uma referencia a CCE. Continuei buscando até que encontrei num site de esquemas o PDF do CCE modelo DLE-300, um projeto de 1883.
Com o esquema descobri como ligar e a tensão de alimentação. Liguei um trafo de 6+6 Volts e ele funcionou. Acertei a hora deixando ligado até o dia seguinte e confirmei que estava ok.
Como ele estava ok, comecei a separar material para a montagem. Como o trafo que testei era grande e o consumo medido do circuito era algo em torno de 100 mA, comprei o menor 6+6 que encontrei para 150 mA.
A caixa estava guardada desde 1975/1980 sem uso. Era anunciada na revista Nova Eletrônica e eu devo ter comprado por que era novidade por ser modular e não usei. Alguns pedaços de acrílico, plástico e policarbonato.
Os botões foram gentilmente cedidos por uma frente de sei lá qual equipamento mas que tinha os botões na medida certa. Esta placa estava largada no meio da sucata.
Com o material plástico cortado e polido foi o momento de efetuar a montagem.
Após a montagem foi ligado e colocado na sala, abaixo da TV.
Essa é a idéia da Eletrônica em pedaços. Um pedaço de um rádio-relógio voltou a ser útil.
As medidas são em função da caixa que você tenha e de sua imaginação.