Será descrito aqui a troca das lampadas do painel do Yaesu FT-212RH por LEDs, mas isso vale para qualquer equipamento.
Está muito difícil de se encontrar estas pequenas lampadas que nos rádios antigos iluminavam os instrumentos, os botões de troca de canais e faziam algumas indicações de chaves acionadas. Quando se encontra algumas delas, a durabilidade deixa a desejar.
Hoje com a facilidade de se encontrar os LEDs normais ou de alto brilho, basta alguns cuidados e fica uma solução duradoura.
Uma outra vantagem é que, se você quiser, pode mudar a cor da iluminação do painel do seu rádio ao seu gosto.
O primeiro passo é verificar de onde vem a alimentação para a lampada. Vem direto da alimentação da chave de ligar o rádio? Vem de uma fonte interna, mais baixa que a entrada, de dentro do circuito do rádio?
De um modo geral, para os LEDs que não se conhece a origem (não se tem dados do fabricante) pode-se arbitrar uma corrente de 10 mA, podendo subir um pouco mais se quiser mais brilho, por sua conta e risco do LED não conseguir dissipar o calor produzido e queimar.
Eu utilizei dois LEDs brancos de alto brilho retirados de um conjunto de iluminação de árvores de Natal que estava com a fiação arrebentada na sucata. Antes de colocá-los no lugar eles foram lixados para ficarem menores e tirar o foco distribuindo mais a luz.
Diferente dos diodos normais de Si ou Ge, os LEDs tem diferenças de tensão no sentido de condução entre anodo e catodo. Pode variar de cerca de 1,8 V à mais de 3 V.
Para determinar qual a tensão do LED pode ser utilizado o circuito de um resistor de 1K2 Ohms ligado ao LED e o conjunto sendo alimentado por uma fonte de 12 V. Com um voltimetro meça a tensão em cima do LED e este valor será subtraido da tensão que alimenta a lampada para calculo do resistor final.
No meu caso a tensão deles era exatamente de 3 V e no rádio as lampadas recebiam alimentação de 8 V vindas de um circuito de controle de brilho.
Então seguindo a Lei de Ohm, eu tenho 8 V menos os 3 V do LED igual a 5 V no resistor que será utilizado.
Ora, para se ter 10 mA passando no LED eu preciso de dividir os 5 V por 10 mA e terei um resistor de 500 Ohm. Deixando mais um pouquinho de corrente, utilizei o valor comercial de 470 Ohm.
Para o cálculo da dissipação devemos multiplicar os 5 V pela corrente de 10 mA e teremos 50 mW, com isso podemos utilizar um resistor de 1/4 de Watt com folga.
O resto foi arrumação do LED no lugar de PL01 e a troca do resistor R20 de 22 Ohm para 470 Ohm.
Foi feito um outro conjunto de resistor e LED e colocado deitado para iluminação do display, retirando a alimentação do mesmo local de LP01 por meio de fios bem finos ( não coloquei no lugar original porque o display está funcionando perfeitamente e eu achei melhor não tocar no flat cable dele). Uma pequena peça de plástico que fica entre os botões teve que ser escavada com uma lima redonda para conter o LED.
Depois de fechado a frente do rádio ficou bem iluminada.
Reciclamos LEDs e resistores.