Relógio digital voltando ao uso

Depois que entregamos o equipamento de canais de TV da operadora e ficamos somente com o modem para internet banda larga, começamos a sentir falta de um relógio pois por habito era só passar na sala e ver a hora.

Lembrei que estava garimpando em uma loja de usados, partes e pedaços de equipamentos quando encontrei este display fixado à uma placa com componentes de um relógio digital e os fios cortados. Como o preço foi bom pensei que valia o risco de estar ok e trouxe para casa. Ficou guardado e agora apareceu um uso.

Procurei informações na internet pelo código do CI, o TMS1944NL2 e não achei nada relevante. É um CI da Texas de uma série dos anos 80, quando explodiu o uso de radio-relógios digitais com LED pois todo queria ter um na cabeçeira da cama. Pela data do capacitor, era um dos primeiros.

No lado esquerdo do capacitor temos 04 85 isto quer dizer que o capacitor foi produzido na quarta semana de 1985.

Durante as buscas apareceu uma referencia a CCE. Continuei buscando até que encontrei num site de esquemas o PDF do CCE modelo DLE-300, um projeto de 1883.

Parte do esquema que está no bloco.

Com o esquema descobri como ligar e a tensão de alimentação. Liguei um trafo de 6+6 Volts e ele funcionou. Acertei a hora deixando ligado até o dia seguinte e confirmei que estava ok.

Como ele estava ok, comecei a separar material para a montagem. Como o trafo que testei era grande e o consumo medido do circuito era algo em torno de 100 mA, comprei o menor 6+6 que encontrei para 150 mA.

A caixa estava guardada desde 1975/1980 sem uso. Era anunciada na revista Nova Eletrônica e eu devo ter comprado por que era novidade por ser modular e não usei. Alguns pedaços de acrílico, plástico e policarbonato.

Material antes de cortar para fazer a base do módulo dentro da caixa e a frente transparente e o fundo para fixar o botões de ajuste de hora e minuto.

Os botões foram gentilmente cedidos por uma frente de sei lá qual equipamento mas que tinha os botões na medida certa. Esta placa estava largada no meio da sucata.

Cortado com uma serra, ficando pronto para fixar na tampa do fundo.

Com o material plástico cortado e polido foi o momento de efetuar a montagem.

A frente (esquerda, embaixo) ficou escura e foi trocada por policarbonato transparente (os LEDs da decada de 80 não tinham muito rendimento por isso o pouco brilho)

Após a montagem foi ligado e colocado na sala, abaixo da TV.

Relógio fabricado em 1985 e TV em 2019 juntos e funcionando mas tecnologias separadas por 34 anos.

Essa é a idéia da Eletrônica em pedaços. Um pedaço de um rádio-relógio voltou a ser útil.

As medidas são em função da caixa que você tenha e de sua imaginação.