Terraço – Armário da pia e de materiais diversos

Foi colocada uma pequena pia no terraço para facilitar as atividades.

Pia com 1m de largura

Na parte superior foi feito um armário em compensado de 15 mm aproveitado de armários descartados. As portas foram feitas de MDF de 15 mm e os puxadores são alças retiradas de antigos equipamentos eletrônicos de padrão rack 19 polegadas.

Ficou legal.

Na parte debaixo eu fiz somente um anel em MDF de 100 mm por 15 mm em volta de todo o vão com a finalidade de colocar as dobradiças e apoiar as portas, para que quem olhar veja um armário de MDF, mas é fake. Na parte interna tem somente uma prateleira presa com buchas nas paredes laterais.

Essa idéia vale para que qualquer vão existente em um local e que destoa do ambiente ou se queira dar uma utilidade, que possa ser escondido parecendo um armário. No próximo armário vai ficar mais fácil ver como isto é feito.

Ao lado da pia ficou um espaço para ser ocupado por um grande armário que sei lá quando seria feito pois a construção do terraço provocou uma grande queda de QSJ ($$$).

No início era um amontoado de caixas e uma estante à direita.

Com o passar dos anos, consegui um gaveteiro de ferro de uma loja que o ia jogar fora e depois prateleiras, pedaços de montantes e parafusos de uma estante de ferro que foi cortada porque era mais alta do que o lugar para onde ia ser remontada.

Na lateral direita, como havia uma coluna, as prateleiras foram diminuídas para otimizar o armário.

Os pedaços dos montantes foram montados juntos e desencontrados, onde seriam colocadas prateleiras dos dois lados, para dar chegar na altura que eu precisava. Usando parafusos de modo generoso, os perfis montados ficaram bem firmes.

Está virado em 90º para ver melhor as emendas desencontradas.

Nos perfis que só teriam prateleiras de um lado, a emenda foi feita com chapa de alumínio de 1,5 mm por 25 cm dobradas em L e com furação no espaçamento padrão.

Está virada em 90º para melhor visualizar as duas peças de emenda em alumínio.

Como a região que moro tem muita poeira no ar, cada vez que ia procurar algo em uma caixa havia muita sujeira.

Resolvi que era hora de colocar portas e transformar isto em um armário fechado. Como ia colocar portas em MDF e utilizar dobradiça de caneco ou copo, havia a necessidade de ter uma borda de no mínimo 7 cm.

Como o gaveteiro era mais profundo do que a estante, esta medida foi somada a profundidade do gaveteiro e deste total foi retirada a medida da estante gerando aí a medida da borda na frente da estante.

Após medidas e calculos, ficou acertado que seria um anel para as gavetas, um anel para a parte de cima do gaveteiro, um anel para a parte debaixo da estante e um anel para a parte superior da estante.

Anel da parte debaixo da estante.

Para prender os anéis nas ferragens, foram utilizados pedaços de chapa e cantoneiras de alumínio presos de um lado na borda e do outro na ferragem. Depois de fazer e fixar todas as bordas, foram feitas as portas.

As portas do lado direito foram feitas com restos de um duplex de cerejeira descartado.

Seguem imagens com detalhes da fixação dos anéis e das dobradiças.

Dobradiça no anel mais estreito e fixação com chapa.
Dobradiça no anel mais largo.
Imagem virada em 90º para ver o detalhe da fixação do anel com cantoneira.

Nesta foto aparece o armário com todas as portas colocadas.

Armário depois de pronto.

Bom depois de pronto, tenho a dizer que o unico dinheiro gasto foi para a compra do MDF das portas e laterais e as dobradiças. Todo o resto foi com reciclagem de materiais.

As medidas são em função do seu local e de sua imaginação.