Terraço – Escada e proteção superior

Para utilização do terraço feito em nossa casa foi feita uma escada com largura mínima confortável, sem a mureta lateral em virtude da área de serviço ser muito estreita.

Como solução para ficar segura e evitar quedas, fiz uma estrutura em madeira para fechar e ter um corrimão que ajuda na hora de subir e descer.

Como foi colocada por volta de 2009 não tenho mais o desenho “rabiscado na perna”. As peças verticais já foram compradas em um fornecedor que me entregou com 14 cm por 2 cm e as laterais arredondadas na tupia e a altura final do corrimão ficou em 90 cm.

Para o corrimão foi feito um “sanduíche” em forma de “U” com duas chapas externas de 8 cm por 1,5 cm e na parte do miolo de 2 cm por 5 cm sendo retirado 3 cm na direção de cada peça vertical de modo que ela ficasse encaixada e presa.

Com a tupia foi feito o arrendondamento de todas as quinas do “U” para suavizar o contato com as mãos.

Detalhe do encaixe no “U”.

A parte inferior das peças verticais foram fixadas nas laterais de cada degrau de concreto com buchas 10 e parafusos de cabeça sextavada bem apertados. Optei por um corte acompanhando a parte inferior da escada

Arremate inferior.

A proteção do terraço foi efetuada seguindo o mesmo desenho do corrimão da escada, isto é as peças verticais com 14 cm de largura e 2 cm de espessura, ficando a altura final em 90 cm.

Na parte superior foi feito o mesmo “sanduiche” do corrimão e para a parte inferior utilizei uma peça reta de 8 cm por 2,5 cm, fazendo com uma tupia portátil rasgos que receberam as peças verticais com as pontas rebaixadas de modo a encaixar com cola para ficar bem firme.

A ponta junto a parede recebeu uma cantoneira de ferro prendendo o corrimão na parede e ficando bem firme.

As quinas da parte superior foram cortadas em 45º coladas e colocados parafusos longos cruzados para maior rigidez.

Depois de pronto recebeu camadas de verniz naval para maior proteção.

Outras medidas são em função do seu local e de sua imaginação.