Bancada para trabalhos manuais.

Esta bancada foi feita de improviso, foto 01, com uma sobra de chapa de compensado de 20 mm com 36 cm x 1 m e montantes de 4 x 4 cm, ficando com 88 cm de altura. Para ficar mais firme reforcei com barras rosqueadas. Com dois pedaços de montante fiz um torno para madeira na lateral e com restos de um armário fiz um pequeno baú para guardar coisas de pouco uso.

Foto 01

Antes do terraço existir, como a área de serviço era pequena com tanque, máquina de lavar e secador de roupas, após os trabalhos eu precisava coloca-la em um canto para não atrapalhar (a bancada foi feita por volta de 2002).

Fixei duas rodas, numa uma placa que é móvel, em uma lateral da mesa com dobradiças (na foto 02, a direita embaixo). Com a placa solta, a bancada está solida com as quatro “pernas” no chão e quando precisa mover, bastava levantar um pouco a lateral que tem as rodinhas, encostar a placa nas duas “pernas” e colocar o travessão para prender.

No outro lado da mesa (na foto 02, a esquerda e acima do meio da “perna) tem duas pequenas alças de ferro em cada lado das outras duas “pernas” que permitem levantar e andar com a mesa como se fosse um carrinho de mão.

No final de 2018 descobri que o tampo estava com cupim e então começei uma reforma geral.

Retirei a placa do tampo e verifiquei que o resto da madeira não havia sido atacado. Retirei também o baú e deixei somente a estrutura básica da mesa. Por via das dúvidas apliquei varias vezes um anti cupim e deixei secar.

Foto 02

Com a idéia de sempre é reciclar, utilizei madeira de pallets que havia recolhido na empresa que trabalhava e que eram descartados como lixo. Eram de equipamentos importados pela empresa e os pallets depois não tinham mais utilidade.

Pallets desmontados e prontos para reutilização.

O novo tampo foi feito com um sanduíche de madeira ficando com a espessura final de 3,8 cm, o que tornou o tampo mais rígido na hora de martelar em alguma coisa em cima dele. Devido a nova espessura tive que reduzir em cada lado da parte superior (onde está apoiado o pedaço de cabo na figura 02) cerca de 18 mm para manter o torno da lateral faceando com o tampo.

Tampo quase pronto

O novo tampo ficou com 38 cm x 107 cm criando borda on agora fica melhor para segurar alguma peça utilizando grampos ou sargentos.

Coloquei portas que tem como puxador para abrir um furo. Ao final foi aplicado uma camada de verniz incolor para proteção.

Bancada pronta em fevereiro de 2020

Assim eu fiz com o material disponível no momento e que facilita bastante o trabalho.

As medidas são em função do seu local e do material que você dispõe.